sábado, 4 de abril de 2015

Buddha Eden Garden - Jardim da Paz no Bombarral

Magnífico e singular são alguns dos adjetivos que definem este jardim tão pouco falado no nosso país.

O Buddha Eden Garden, também chamado de "Jardim da Paz" conta com 35 hectares idealizados e concebido pelo comendador José Berardo após a destruição maciça dos enormes budas em Bamyan (Afeganistão), em 2001, pelo governo Talibã, naquele que foi, um dos maiores actos de barbárie cultural, apagando da memória obras primas, do período tardio da Arte de Gandhara.

"Em 2001, profundamente chocado com a atitude do Governo Talibã, que destruiu, intencionalmente, monumentos únicos do Património da Humanidade, o Comendador Berardo deu início, a mais um, dos seus sonhos, a construção deste extenso jardim oriental. Prestando, de certo modo, homenagem aos colossais Budas esculpidos na rocha do vale de Bamyan, no centro do Afeganistão, e que durante séculos foram referências culturais e espirituais. 

Pretende-se, que o Buddha Eden Garden seja um lugar reconciliação. Sem nenhuma tendência religiosa, abrimos as portas, a todas as pessoas, independentemente, da religião, etnia, nacionalidade, sexo, idade, condição cultural ou social, convidando à união, comunicação e meditação, como forma de redescobrir a felicidade. Ambicionamos, assim, percorrer o caminho contrário à destruição do ser humano e disseminar a cultura da paz. 

Esta é uma instituição cultural sem fins lucrativos e ao serviço da comunidade nacional e internacional, que tem como missão sensibilizar o visitante para o conhecimento interior, através do seu jardim em diálogo com um vasto património escultórico, vocacionado para a meditação e promoção da interacção social e cultural, conforme os princípios da solidariedade e da dignidade humana." texto retirado da página do Facebook do Buddha Eden Portugal.

A visita ao espaço custa 2,50€ (gratuita até aos 12 anos) e está aberto das 09H30 às 18H30.
Existe um comboio que faz a visita parando em pontos chave por vários minutos e custa 3€.
















Sem comentários:

Enviar um comentário