domingo, 5 de agosto de 2012

Turquia... Um pé na Europa e outro na Ásia

A Turquia é o único país do mundo que fica em dois continentes: Europa e Ásia. Uma fascinante mistura de oriente e ocidente, história e modernidade. Com 2.500 anos de história, foi a capital dos impérios Romano, Bizantino e Otomano. Tornou-se Bizancio, capital do Império Bizantino no início do ano 100 aC, e tornou-se Constantinopla, capital do Império Romano do Oriente, em 306 d.C.
E foram estas características excecionais que nos fizeram escolher a Turquia para a nossa viagem de Verão. Mais uma vez foi tudo planeado de forma independente e correu muito bem. 
Na Turquia visitamos Istambul, a Capadócia e as Ilhas dos Príncipes, irei fazer um post para cada um destes locais, mas para já descrevo-vos o percurso.

Voamos pela Iberia desde Lisboa até Istambul (com uma paragem em Madrid), depois fomos e voltamos através da Turkish Airlines a Nevesheir (Capadócia) e, finalmente, de ferry até às Ilhas dos Príncipes. 

Deixo-vos algumas dicas sobre a "vida" na Turquia...
  • Horário na Turquia
Na Turquia existe a diferença de 2 horas a mais em relação a Portugal.

  • Dinheiro
A moeda oficial de Turquia é a Lira turca nova. Neste momento (Agosto2012) um euro vale 2,2 liras turcas.

Na maioria dos locais (mais turísticos, claro!) tanto o euro como o dólar são aceites nas compras, mas aconselho a ter sempre a moeda turca para poder fazer pequenas compras.

O dinheiro pode ser trocado em casas de cambio (existem bastantes)  e os levantamentos são simples (a maioria das caixas multibanco aceitam os nossos cartões, VISA, VISA Electron, Maestro, Mastercard... Mas atenção que as taxas são elevadas, aconselho fazerem o mínimo de levantamentos e o máximo que puderem de cada vez.

  • Aeroportos

O Aeroporto Internacional Ataturk (Mustafa Kemal Atatürk foi 1º presidente da Turquia e quem instituiu a República), fica a 25 Km do centro.


o Aeroporto de Nevsehir é utilizado somente para vôos domésticos e é o que fica mais perto da típica cidade de Göreme.


  • Vistos
À chegada ao aeroporto somos obrigados a obter o visto de entrada no país que nos custa 15€.
  • Transportes
Em Istambul utilizamos essencialmente o Tram/Metro que custava 2 Liras cada viagem, existem umas caixas automáticas que em troca de 2 Liras nos davam um JETON (uma moeda de plástico), que funciona como o bilhete. Para os ferrys também se utiliza o mesmo sistema, a diferença é que o JETON é de metal.
Do Aeroporto de Ataturk para o centro de Istambul fomos de Metro até à estação de Zeytinvurnu (linha vermelha) e, aí, trocamos para outro na direção Kabatas (linha azul escura)... nesta linha estão as estações mais próximas das atrações turísticas como é exemplo a estação de Sultanahmet. Consulte o mapa do metro aqui.

Ah! Aeroporto em turco diz-se Havalimani. ;)

Utilizamos também os transferes entre o hotel e o aeroporto, uma vez que de madrugada não há metro, custou-nos 5€.

  • Religião
Quanto à religião, mais de 99% da população são muçulmanos (seguem o islamismo) e o restinho são cristãos. O islamismo acredita em Alá como único Deus existente. A religião monoteísta baseia-se no Alcorão e nos ensinamentos de Maomé, que é considerado o último profeta enviado por Deus (para os cristãos é Jesus).
  • Nas Mesquitas
Ao entrar nas mesquitas é preciso tirar os sapatos e as mulheres devem cobrir as cabeças. A dica é levar um lenço na mala, para não ter usar um emprestado, daqueles que toda a gente usa e cheiram mal à brava... Os sapatos tem de ser colocados em saquinhos plásticos.
Durante as orações só é permitida a entrada a quem for muçulmano.
Ouça aqui o muezzin, o chamamento que se ouve através dos minaretes na Turquia, próximo às mesquitas, principalmente em Istambul. O chamamento acontece todos os dias, pelo menos 5 vezes por dia.

  • A comida
Na Turquia não se come apenas Kebabs... aliás, a comida até é bastante variada e os pratos são preparados com ingredientes básicos da gastronomia mediterrânea: legumes frescos, frutas, azeite de oliva, carnes e pescados.

A destacar sem dúvida os doces... os famosos Turkish delight, só mesmo provando para perceber o que quero dizer! 

A maioria dos doces na turquia levam Pistachio, este é um fruto seco que existe em abundância por lá!! 

A alimentação é ligeiramente mais barata que a nossa.

Post seguinte... Istambul...

Sem comentários:

Enviar um comentário