quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Ilhas dos Príncipes... plantadas no Mar Mármara...

No nosso penúltimo dia em Istambul resolvemos ir até a das ilhas dos Príncipes.

A partir do porto de Kabatas pode-se apanhar um ferry por 8 Liras (ida + volta) numa viagem que demora cerca de uma hora.

As Ilhas dos Príncipes são um complexo de nove ilhas espalhadas no Mar de Mármara ao sul-leste do Bósforo. Elas foram nomeadas após os príncipes que estavam exilados lá durante a era Bizantina, as ilhas eram um centro religioso. Mais tarde, tornaram se um lugar popular para as pessoas mais ricas de Istambul. Casas e mansões foram construídas sobre as ilhas que são ideais para caminhadas ou passeios. 
Os veículos motorizados, exceto os do município são proibidos para encanto dos visitantes.
As quatro maiores ilhas são habitadas por residentes durante todo o ano. Durante o verão, a população da maior Ilha do Príncipe aumenta devido ao turismo.

Buyukada (conhecida como " Ilha grande ") é a maior ilha do complexo e é o lugar onde as imperatrizes Irene, Efrosyne, Theophano, Zoe e Anna Dalassena tinham sido exiladas. Leon Trotsky também permaneceu lá por quatro anos após ter deixado a União Soviética. Além de desfrutar de um passeio numa atmosfera pacífica, pode-se visitar o mosteiro e a igreja de São Jorge, bem como a mesquita Hamidiye e igreja de São Demétrio.
Como os veículos motorizados são proibidos é, portanto, a pé, de bicicleta ou de charrete que fomos descobrir os encantos de Prinkipo, que é o nome Grego antigo de Büyükada.
A parte mais animada da ilha concentra-se à volta das docas, assim que nos afastamos apenas os cavalos das charretes perturbam a calma que nos envolve.



É dificil decidir para onde olhar entre as encantadoras casas de estilo colonial e a vegetação, especialmente quando as inumeras buganvileas florescem.
Não quisemos sair de Büyükada sem mergulhar nas águas transparentes do Mar Mármara e foi uma surpresa descobrir que qualquer das praias alí são pagas (segundo o "nadador salvador" da nossa praia)... 10 Liras por pessoa que valeram a pena.


A segunda ilha maior Heybeli (conhecido como "Chalki"). Onde existe uma igreja bizantina dedicada à Virgem Maria, no pátio da Escola Naval da ilha. Foi a última igreja construída antes da conquista de Constantinopla e também é conhecida como "Kamariotissa". A Ilha Heybeli hospeda o túmulo de Edward Barton, o embaixador Inglês de Constantinopla, que se tinha mudado para lá a fim de evitar a vida ruidosa da cidade. O mais antigo hotel de Istambul, o Palácio Halki, está localizado na Heybeli e está aberto todo o ano.

A terceira ilha é chamada Burgazada (também conhecido como Antígona), e este é o lugar onde o famoso escritor Sait Faik Abasiyanik residia. Atualmente, a sua residência é um museu. O nome da ilha deriva da palavra turca "Burgaz", que significa forte, porque Demetrius I da Macedónia, sucessor de Alexandre, o Grande, tinha construído uma fortaleza na ilha e lhe deu o nome de seu pai, Antígono I Monophthalmus.

Kinaliada (que significa "Ilha Henna") é a quarta ilha onde a maioria tinham sido dos exilados durante o período bizantino. A terra da ilha é rica em cobre e é de cor vermelha. É a ilha mais próxima da costa de Istambul e chega-se lá em 25 minutos de ferry.

As outras ilhas (onde o ferry não para) são Sedef, Yassiada, Siviriada, Kasik e Tavsanadasi.

Sem comentários:

Enviar um comentário