domingo, 15 de julho de 2012

Aveiro... a "Veneza Portuguesa"

Aveiro capta a essência de um destino que deveríamos ver num livro de viagens. 

Como qualquer viagem, mesmo a trabalho serve de desculpa para conhecer, aproveitei para visitar e respirar esta linda cidade que há 12 anos tinha visitado, na altura numa visita escolar que não teve como objetivo conhecer o local, mas sim com fim de participar num encontro de Desporto Escolar.

Conhecida como a “Veneza portuguesa”, a encantadora cidade de Aveiro é atravessada por canais e é tida como um dos destinos mais encantadores do país, graças aos seus coloridos moliceiros, aos edifícios em tons pastel de estilo Arte Nova e à sua tranquila atmosfera urbana – um cenário ideal para as suas férias.



Situado na região do Baixo Vouga, Aveiro exibe uma paisagem muito variada, caracterizada por uma longa costa arenosa, um bonito estuário e diversos parques e jardins.

Enquanto estive na cidade, aproveitei para caminhar a pé pelas suas pitorescas ruelas, uma vez que o local escolhido para passar a noite ficava mesmo ali no centro, visitei o famoso Mercado do Peixe – um mercado tradicional que abriga alguns dos melhores restaurantes e bares de Aveiro, provei os famosos  doces de Ovos Moles (aqui os originais) e explorei algumas das atrações mais afastadas do centro, parei na Praia da Costa Nova para contemplar as suas típicas casas de riscas coloridas. 




O ponto alto da passagem por Aveiro foi o passeio de moliceiro que percorreu 4 dos cintilantes canais da cidade, junto ao Rossio estão ancorados diversos tipos de embarcações a bordo das quais é possível fazer cruzeiros de algumas horas pela Ria, apreciando salinas, canais sinuosos e largos espelhos de água onde casas e arvoredo se reflectem em curiosos jogos de espelhos. 



Aveiro tem algo que me agradou bastante e que sugiro a quem tiver tempo para visitar a cidade, as bicicletas - chamadas BUGAS (cedidas pela câmara).

Por fim, e já deixando Aveiro, rumo ao sul parámos na cidade da Mealhada para saborear um belo prato de leitão na brasa... nhami nhami...


Sem comentários:

Enviar um comentário