domingo, 5 de fevereiro de 2012

Mikonos... um paraíso chamado diversão!


Na mitologia grega, Mikonos é o filho de Apolo, deus da luz e do sol, mas hoje a história mudou. 

Mykonos é uma ilha especial! O seu aspecto pitoresco vai para além da arquitectura típica grega, das vielas cheias de Bouganvilias e dos moinhos de vento. Esta é a ilha mais cosmopolita, mexida, cheia e cara da Grécia e apenas ela recebe 750 mil turistas por ano. É uma boa opção para quem procura diversão sem limites, mas não deixa de agradar também quem prefere o sossego. Uma ilha de bom astral e ausência de preconceito.

A ilha já foi ocupada pelos jónicos, fenícios, macedónios, atenienses, romanos, vienenses, gregos e alemães. Hoje é uma mistura de heranças destas civilizações, sobretudo daquelas que a comandaram a partir do século XV. Chora, a capital de Mikonos, é a parte mais antiga da cidade. Ruas de pedra, cheias de casinhas brancas, com varandas floridas e cercada de igrejas pequeninas. Chora é um labirinto maravilhoso com recantos por desvendar.


A rua Matoyianni é a principal de Chora repleta de lojinhas de artigos típicos. Ali é também possível provar a saborosa gastronomia mediterrânea. A igreja Panayia Paraportiani que se destaca entre as quatrocentas outras igrejas da ilha. Na verdade, é uma mistura de várias delas, construídas em torno do do século XV. Fica linda em fotografias, toda branca e linda contra um céu azul.


Próximo à costa está a Little Venice, que são um conjunto de casas construídas no século XVI e estão literalmente penduradas sobre o mar. Acredita-se que foram construídas pelos piratas para facilitar quando descarregavam os barcos. É incrível como ainda permanecem de pé após tantos anos sofrendo com o vento e a água salgada. Hoje a Pequena Veneza é um dos lugares mais procurados de Mykonos, aqui os preços são mais caros, mas a paisagem, sobretudo durante o pôr-do-sol, com o mar à frente e os moinhos ao lado, compensam.

Os moinhos de vento são o cartão-postal da cidade. Um cenário que se descobre logo quando se chega de barco. São 5 os moinhos que se avistam e foram construídos pelos venezianos no século XVI. 


Foi fantástico descobrir as praias de Mikonos de Moto4... um dos meios mais usados e mais práticos na ilha.

Desde Psarou, Platis Gialos, Elia, Ornos, Paranga, que são as mais cheias (de fácil acesso). A badalada Paradise Beach, onde há festa o dia inteiro, com muita bebida, música e dança. A não menos famosa Super Paradise, quase toda dedicada ao nudismo e é bastante frequentada pelo público gay.
Há também as mais tranquilas ao norte da ilha, como Myrsini, Fokos, Panormos e Agios Sostis (de acesso mais limitado).






A mascote da ilha é o Petros, o pelicano, que se encontra num dos museus da cidade... porém, os seus substitutos andam por ali em redor do porto! E estes são os ilustres moradores da ilha...


Os jantares na cidade de Chora são tardios....


...e, é à meia-noite, quando finalmente o comércio encerra que a animação tem o seu verdadeiro início... as ruas são invadidas consoante a hora de fecho e abertura de cada bar. O ambiente, apesar de muito sofisticado, muita animação, muito álcool e da maioria gay, parece surpreendentemente saudável.



Grécia o país dos gatos... até ao pequeno-almoço nos faziam companhia...



E assim termino a descrição do nosso périplo pelas por Atenas e Ilhas Gregas... deixaram saudades...





Sem comentários:

Enviar um comentário