sábado, 10 de setembro de 2011

Ibiza... a ilha que nunca dorme! Parte I

Ibiza é conhecida pelo seu ambiente noturno, não em vão lhe chamam a ilha que nunca dorme, pois tem as festas mais animadas das Ilhas Baleares e provavelmente do sul da Europa. 
Mas não é só noite, não é uma ilha apenas para gente jovem e muito álcool até a altas horas da madrugada. Ibiza vai muito além desta imagem estereotipada, também é para relaxar, para passeios na natureza, gastronomia e se deixarmos os nossos cinco sentidos alerta iremos ter uma surpresa muito agradável. 

Esta viagem a Ibiza foi marcada com cerca de 2/3 meses de antecedência pela Ryanair desde Sevilha. A primeira dificuldade prendeu-se com o facto do voo de regresso ser muito tarde e não existir transporte para Portugal... então, depois de muita pesquisa encontrei um site fantástico para marcação de parque de estacionamento de longa duração. Este site chama-se Aparcalia e permite-nos reservar antecipadamente o estacionamento em toda a Espanha a preços bastante acessíveis. Posso-vos dizer que pagamos 38€ por seis dias.

Como o nosso objectivo era conhecer a ilha decidimos alugar um carro, tentamos pelo hotel e ficava bastante caro, então recorremos ao nosso já familiar site de aluguer de carros

O hotel foi mais uma vez marcado pelo Booking.com e ficava na zona de Santa Eularia... pois em Eivissa (a capital da ilha) era caríssimo.


Tudo marcado... lá fomos nós rumo a Ibiza... com muito calor... encontrar Sol, praia, gente bonita e muita festa. 

Durante o ano esta ilha recebe mais de quatro milhões de visitantes por ano. Há turistas de todas as idades e partes do mundo, vindos principalmente da Alemanha, Inglaterra, Itália e França. Para suportar esta gente toda existe uma excelente rede de hotéis, restaurantes, bares e discotecas.

A ilha é bastante pequena e em 50 minutos é possível percorrer a ilha de uma ponta à outra. Nós resolvemos pegar no mapa de praias e começar a descobri-las... na imagem que apresento de seguida pode-se ver a maioria das praias de Ibiza e estão assinaladas aquelas que visitamos.



A geografia foi generosa e concedeu a Ibiza paisagens naturais fantásticas. Algumas praias paradisíacas e quase desertas, outras animadas e populares, areias brancas e douradas e água azul cristalina do Mediterrâneo. Vou tentar descrevê-las...


Ficamos em Santa Eularia des Riu, a terceira cidade mais populosa da ilha. É uma cidade calma, com bastantes lojas e restaurantes mas com pouca diversão nocturna. 


- DIA 1 -


No primeiro dia e graças ao nosso Peugeot rumamos para o lado este da ilha e, um pouco perdidos encontramos uma pequena praia Cala Neu Blau.
Cala Neu Blau
De seguida, e já um pouco mais orientados, chegamos a Es Cana uma zona turística bastante movimentada e com alguns resorts, a sua praia é bastante concorrida.
Es Cana
Pertinho umas das outras três praias a Cala Nova, a Cala Llenya e a Cala Boix. Esta última, deixou-me encantada, a única praia que encontramos com areia cinza e bastante pitoresca, cercada de altas falésias. Tem apenas um barzinho de praia e para lá chegar é necessário descer umas íngremes escadas, pessoas com pouca mobilidade tem o acesso a esta praia bastante dificultado. 

Entre a Cala Llenya e a Cala Boix
Descendo até à Cala Boix
Cala Boix
Continuando para norte uma pequena enseada, Pou des Lléo e a Playa des Figueral com uma excelente extensão de areia. Gostamos da Playa des Figueral com areia dourada e fina e mar muito calmo. Dá-nos acesso pelas rochas a outras praias mais reservadas.
Pou des Lléo
Playa des Figueral

Águas transparentes da Playa des Figueral
 Para mim, a Cala d'en Serra foi a escolhida como nº1 das praias de Ibiza... amei aquele lugarzinho escondido e isolado mas com um verdadeiro sabor a paraíso. Para lá chegar, tivemos de fazer alguns quilómetros de estrada esburacada e sinuosa, quase desistimos, quando nos deparamos com um cenário incrível... vejam...
Cala d'en Serra um paraíso
A praia é pequena, um pouco rochosa e ladeada por escarpas (marcadas pelo incêndio de 2010) com água muito clara e transparente (perfeito para fazer snorkeling). 
Tranquilidade na Cala d'en Serra
Na encosta encontram-se ruídas do que foi o inicio de construção de um edifício turístico. Ainda bem que não foi concluído pois assim este pequeno paraíso fica longe das massas turísticas que inundam o resto da ilha.
A pequena praia da Cala d'en Serra
Mesmo a norte fomos até à Cala Portinatx que é bastante popular no Verão mas não é nada de espectacular.
Cala Portinatx
Para terminar o périplo do dia pelas praias fomos até à Cala Benirrás apreciar um fantástico pôr do sol. Esta é mais uma das praias que tem um acesso restrito, é necessário percorrer uma longa estrada entre pinheiros para chegar a uma pequena baía marcada pela visualização de uma ilha rochosa interessante que se assemelha a uma mão com dedos estendidos para o ar. A baía abrigada é um ancoradouro privado popular para veleiros e barcos a motor, especialmente no início da noite para apreciar o pôr do sol colorido - muitas vezes acompanhada de tambores! Durante décadas, os músicos da ilha encontravam-se nesta praia para acompanhar o por do sol com a sua musica. Hoje em dia, podemos lá encontrar frequentadores bastante descontraídos de estilo hippie.
Ilha rochosa sinal de marca da Cala Benirrás
Praia de Cala Benirrás
O chiringuito da Cala Benirrás escondendo o pôr do sol.
No final do dia aproveitamos para conhecer Santa Eularia des Riu durante a noite e fomos até ao famoso Bar Guaraná.


- DIA 2 -

O segundo dia foi para ruma a sul na direcção de Eivissa e a primeira paragem foi na Cala Llonga que nos desiludiu... inicialmente reservamos o hotel neste lugar e ainda bem que alteramos os planos.

Esta praia forma um pequeno complexo turístico e é marcada pela baía envolvida por duas colinas repletas de pinheiros. É um local seguro para crianças e esta é uma das razões  de se ver essencialmente famílias com filhos pequenos.
Cala Llonga
Depois e perdidos encontramos uma praia bem escondida e a primeira com ambiente de festa, apesar de estar com pouquíssima gente a batida da música (do conhecido bar PK2) fazia-se sentir como sinal de que ao longo do dia a animação ia chegar. A Playa S'estanyol é pequena e com areia mas não é fácil de entrar dentro de água pois o funda está repleto de pedras.
Playa S'estanyol

A mais longa extensão de areia da ilha é a praia de Playa d'en Bossa que é marcada por bares e cafés oferecendo todo o tipo de cenas, digamos que esta é a praia onde tudo se passa. Temos daqui uma excelente vista para Dalt Vila (a cidade de Ibiza velha) assim como para os aviões que por ali passam à chegada a Ibiza.
Para quem procura a festa em Ibiza, aqui encontra-a. Propaganda a passar a toda a hora, vendendo e oferecendo pulseiras de entrada em discotecas e bares. E uma série de bares a animar a praia e a servir bebidas ao sol, entre eles o conhecido Bora Bora.

Playa d'en Bossa

Passando as imensas salinas chegamos à fabulosa praia de Es Cavallet marcada pelas dunas e a areia branca. É uma praia oficial de nudismo. 
O inicio da praia, perto do parque de estacionamento é bastante frequentada e tem um restaurante de apoio com música e cocktails servidos na praia. No outro extremo da praia existe outro restaurante, marcado pela bandeira gay e faz jus à sua marca, o que nos deixou surpreendidos mesmo antes de a avistar.
Es Cavalet

Logo ali ao lado, temos a praia de Las Salinas com  água cristalina e um excelente areal para caminhadas. Esta é a ponta mais a sul da ilha e a mais popular de todas, pois é frequentada por pessoas bonitas, bem dispostas e ricas.
A atmosfera chill-out estabelecida durante todo o dia pelos quatro restaurantes de praia dão-lhe  um sentimento de puro Verão... não admira que seja uma praia popular!

Las Salinas



E assim acabou mais um dia... O animado jantar desta noite foi na Marina de Santa Eularia des Riu num restaurante que não me lembro o nome, mas era delicioso... de seguida rumamos à Playa d'en Bossa para ver aquela animação total recheada de bares e mais bares. Acabámos a noite na discoteca Space, um amplo espaço com várias pistas e muito bom ambiente.




Sem comentários:

Enviar um comentário