quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Munique...

Munique é considerada por muitos como a cidade mais bonita da Alemanha, e depois de conhece-la um pouco é difícil discordar. 
Munique - ou München - é uma mistura de arte, cultura e alegria de viver. Lembrada sempre como capital da cerveja, coração da Baviera, e associada à Oktoberfest, Ludwig e seus castelos, e ainda saborosas wurst de todos os tipos, parques e festivais, Munique é um daqueles raros sítios onde o ritmo de uma cidade grande convive em harmonia com deliciosas tradições.
Outra característica de Munique é sua relação com o mundo do desporto, a cidade foi palco dos Jogos Olímpicos de 1972.

Apresentada a cidade de MUNIQUE ou MÜNCHEN aqui vamos a dicas e pormenores da minha viagem.

Com a Ryanair saímos de Faro com destino ao aeroporto de Memmimgen que fica a cerca de 1h15 (de autocarro - 19,50€) até ao centro de Munique (estação central - Hauptbahnhof). Daqui ao hotel foi um saltinho, ficamos muito bem localizados (se precisarem de indicações de hotel é só perguntar) por quatro noites.

É bastante fácil orientar-se em Munique. O centro histórico e turístico está situado entre a estação central - Hauptbahnhof - e o rio Isar. Uma vez que ficamos num hotel no centro, não houve necessidade de usar transportes para percorrer esta área, sendo preferível andar a pé, uma vez que as distâncias são pequenas.
Karlstor



Então vamos lá descrever os locais por onde passei:
  • Karlsplatz e Karlstor - É na praça Karlsplatz que fica uma das principais portas da cidade - Karlstor. Nesta praça existe uma fonte e nela se juntam imensos turistas.
  •  A praça Marienplatz - Esta praça é coração da cidade, conhecida como a "sala de visitas" de Munique, a praça é dominada pelo edifício neo-gótico da Neues Rathaus (Nova Câmara Municipal). 
Marienplatz e a Neues Rathaus
  • Frauenkirche - Construída entre 1468 e 1488, esta Igreja é o símbolo da cidade, impressiona os visitantes com suas duas torres de 99 metros de altura que se pode subir. Do alto, pode-se desfrutar de uma maravilhosa vista de Munique e dos Alpes. 

Frauenkirche
  • Viktualienmarkt – O Mercado Municipal ao ar livreHá mais de 200 anos, desde 1807, o maior mercado de produtos agrícolas de Munique atrai os compradores e amantes da boa mesa, com sua enorme oferta de frutas, verduras, queijos, salsichas, linguiças, nozes, conservas, especiarias, carnes e peixes, pães, vinhos, etc. 

Modelo dos anos 30
  • Olympiapark Os 3 km.² do Parque Olímpico, construído em 1972 para os vigésimos Jogos Olímpicos, são palco de vários eventos ao longo do ano. No Estádio Olímpico, no Pavilhão Olímpico e em toda a área há eventos culturais e de entretenimento. No Parque também se encontram lagos e restaurantes. Os pavilhões, em forma de tendas gigantes, e a torre (vale a pena subir para apreciar a vista panorâmica que nos oferece) de 290 metros de altura são símbolos de modernidade. Próximo ao parque e mesmo à saída do metro, encontram-se o Museu BMW implantado num prédio com formas muito originais.
Vista panorâmica do Olympiapark
Lagos no Olympiapark
  • ResidenzmuseumÉ a antiga residência dos duques e reis da Baviera. Com o passar dos anos, o palácio original, situado no mesmo lugar desde o século 14, foi ampliado gradualmente tornando-se o principal palácio urbano de Munique. Grande parte desta residência real está aberta para visita. Há também exposições das coroas, jóias e artigos religiosos dos primeiros reis da Baviera.
Residenzmuseum















  • Hofbräuhaus - Mas vamos ao que interessa, pois ninguém pode ir a Munique sem praticar o mais antigo ritual alemão: Beber cerveja. A Hofbräuhaus é a cervejaria mais famosa da Alemanha com uma capacidade para 1000 pessoas. Fundada em 1589 por Wilhelm V para ser a cervejaria da corte, situava-se no Alter Hof, mas mudou-se para a Platz em 1654. Em 1830, o local obteve autorização para vender cerveja para o público. O seu aspecto neo-renascentista do local data de 1896. O Schwemme, no térreo, é um saguão com tecto e piso decorados com pinturas de bandeiras e brasões bávaros.
    A comida típica da baviera é servida na Hofbräuhaus: Weißwurst und süße Senf (salsicha branca cozida com mostarda doce). Uma Delícia!!!! Ah, com ein Maß Weizenbier!!! (1 litro de cerveja)!!
Hofbräuhaus
Pratos típicos
Tiramos um dos dias para ir até Füssen e porquê? Para ver a oitava maravilha do Mundo, Castelo de Neuschwanstein, que se deve visitar pelo menos uma vez na vida.

Esta maravilha arquitectónica foi criada pelo "louco" Rei Ludwig II no século XIX, por entre torres e espirais, salas de madeira esculpida e vistas fenomenais, ele tem tudo o que eu poderia esperar de um castelo de conto de fadas (parecia o castelo da Bela Adormecida) e está plantado numa colina de floresta, acima de vários lagos. 
Visitamos ainda em seu redor o Lago Forggensee e o Castelo Hohenschwangau.

Video com imagens panorâmicas do Castelo de Ludwig II
Lago Forggense
Lago Forggensee e o Castelo Hohenschwangau

Brevemente coloco mais fotos de Munique...

Sem comentários:

Enviar um comentário