sexta-feira, 8 de abril de 2011

Um pouco de Dublin... Novembro/Dezembro 2010

Aproveitámos o feriado de 1 de Dezembro para dar um saltinho à Irlanda... não fosse a Ryanair ter a sua sede lá... saiu uma viagem bem económica!!
Depois de muito investigar... em todo o lado "diziam" que Dublin se parecia com os Açores! Nada disso... não foi o que encontramos... havia neve por todo o lado, não nevava assim, na Irlanda, há anos!... 
Se se lembram foram fechados vários aeroportos nessa altura.

Dublin é conhecida pela cidade da Guiness e dos U2. É uma cidade pequena que se visita rapidamente e tem alguns pontos interessantes.

A chegada a Dublin foi tranquila, os irlandeses muito simpáticos... Olharam para o meu B.I. e comentaram "Oh Albufeira, I love Albufeira"... para chegar ao centro da cidade foi fácil, de autocarro (mesmo à porta do Aeroporto)... demorou mais ou menos 50 minutos e deixou-nos na O'Connell Street (uma das avenida mais movimentada de Dublin, a outra é Grafton Street)... o nosso hotel ficava numa perpendicular a essa mesma avenida. Recomendo que fiquem junto à O'Connell Street, fica perto de tudo!
  • O que dizer sobre O'Connell Street?! Foi desenhada por Luke Gardiner em 1740 e outrora estava ladeada por edifícios clássicos mas infelizmente muitos destes foram destruídos durante a Revolta da Páscoa em 1916 (um dos mais importantes acontecimentos da Irlanda). Ainda resiste o edifício dos Correios que se encontra em pleno funcionamento. A sul desta avenida encontra-se a O´Connel Bridge (a cidade é atravessada pelo Rio Liffeyque é conhecida por ser mais ampla do que o seu próprio comprimento, existe também a estátua de Daniel O'Connel (um famoso político da primeira metade do séc. XIX).  Porém, a característica mais marcante na moderna O'Connell Street é o Spire que é um monumento em forma de agulha que pode ser visto a quilómetros de distância, só de altura tem 120 metros... é a escultura mais alta do mundo!

Curioso que na data em que lá estivemos, Dublin acabara de ser alvo da intervenção do FMI... então fomos surpreendidos com uma enorme manifestação nessa mesma avenida!!


Visto que já lá vão uns meses depois da viagem... não vou estar a puxar pela cabeça para vos contar todos os pormenores, vou apenas referir os lugares interessantes que visitamos.

  • Trinity College é uma das mais antigas universidades da Europa e a mais importante de Dublin. Vale bem a pena, pela sua arquitectura pelos seus jardins (hei-de lá voltar para vê-los verdes). Existe também a Old Library com mais de 200 mil livros é uma das atracções de Trinity College, infelizmente esta fechada e acabamos por não visitá-la.

  • Temple Bar é a catedral da noite, é ali que tudo acontece na noite de Dublin. É um lugar  muito turístico, com restaurantes, cafés e pubs por todo o lado, música ao vivo e muita gente a circular. Destaco, claro, os pubs, com as suas fachadas coloridas. 



  • A fábrica da Guiness, onde explicam como se faz a guiness, como foi formada, como fazem os engarrafamentos e no final deixam-nos tirar a nossa própria guiness já que o modo que se tirar é diferente de tirar uma cerveja normal (ah, pois com direito a um diploma e tudo "The best Pint". No último andar existe um bar panorâmico onde podemos desfrutar de uma vista de 360º sobre a cidade. Gostei bastante lá ter ido, não é que goste muito de cerveja preta...

  • O Castelo de Dublin fica no centro da cidade (Dame Street), portanto não existe grandes jardins à sua volta, como acontece noutros castelos que visitei noutros países. É um castelo do século XIII e neste momento é muito utilizado para cerimónias oficiais do Estado.


Continua...


Sem comentários:

Enviar um comentário