quinta-feira, 21 de abril de 2011

Paris - a cidade Luz! Abril de 2011 - Parte 3

Dia 4 - sábado - Chegou o tão esperado dia... depois de três dias a vê-la ao longe... Subi à TORRE EIFFEL :)

- A Torre Eiffel (século XIX) localiza-se no Champ de Mars (Bir-Haikeim linha 6 - verde) e é o ícone mundial de França e o edifício mais alto de Paris. Esta torre foi construída como o arco de entrada da Exposição Universal de 1889 e projectada Gustave Eiffel (que também participou na construção da Estátua da Liberdade em Nova Iorque, da Ponte D. Maria Pia no Porto e até no Mercado Municipal em Olhão).
A torre tem 324 metros de altura e está dividida por três níveis, até ao segundo é possível subir pelas escadas mas para o terceiro só de elevador. Sim, nós subimos cerca 700 escadas... além de mais barato é muito mais interessante. Mais palavras para quê? é um cenário indescritível...

Sacre-Coeur ao longe
Champ de Mars
Trocadero

Depois atravessamos a ponte e fomos até ao Trocadero... onde se tiram magnificas fotos com a Torre Eiffel como cenário...

AHHHH.... e a parte "mais importante" da nossa viagem... aquela que devolveu a vitalidade às nossas perninhas... aquela que está quase sempre presente... as BICICLETAS!! Sim, existe um daqueles serviços de bicicletas que podemos usar e que têm vários pontos espalhados pela cidade (se precisarem de dicas peçam que explico tudinhooo)....
Agora tudo ficou mais fácil... fizemos uns bons quilómetros... o que encontramos pelo caminho...
Estátua da Liberdade está junto na Île des Cygnes junto à Ponte de Grenelle, foi lá colocada em 1889 aquando a comemoração do centenário da assinatura da Declaração da Independência dos Estados Unidos e é um gesto de amizade da França para com os Estados Unidos.

- Champ de Mars, uma enorme área verde que fica entre a Torre Eiffel e a École Militaire. Esta última é composta por vasto complexo de instalações de treino militar, fundada por Luís XV em 1750, com o objectivo de criar um colégio para treinar oficiais vindos de famílias pobres.
Champ de Mars
École Militaire
- Les Invalides ou Palácio dos Inválidos, é um enorme monumento parisiense, cuja construção foi ordenada por Luís XIV, em 1670, para dar abrigo aos inválidos dos seus exércitos. Nos dias de hoje, continua a acolher os inválidos, mas é também uma necrópole militar e sede de vários museus. Entre as personalidades ilustres lá sepultadas encontra-se Napoleão Bonaparte, assim como o coração de Sébastien Le Prestre de Vauban, ilustre arquitecto militar francês.

- Mesmo em frente encontramos a Ponte Alexandre III construída entre 1896 e 1900 e considerada uma das mais emblemáticas pontes de Paris. Ornamentada com com querubins, ninfas e cavalos alados nas extremidades.
Ponte Alexandre III
Ornamento numa das quatro colunas da ponte
- Grand Palais e Petit Palais estão logo a seguir à ponte e fazem um conjunto monumental de edifícios construídos para a  Exposição Universal de 1900. Ficam na avenida Winston Churchill, zona dos Champs Élysées
Grand Palais
Petit Palais
- Para variar... e podem imaginar que deve ser bastante agradável... uma passeio pelo Sena antes de jantar...